Студопедия — I. Ler e compreender o texto. GLOBALIZAÇÃO
Студопедия Главная Случайная страница Обратная связь

Разделы: Автомобили Астрономия Биология География Дом и сад Другие языки Другое Информатика История Культура Литература Логика Математика Медицина Металлургия Механика Образование Охрана труда Педагогика Политика Право Психология Религия Риторика Социология Спорт Строительство Технология Туризм Физика Философия Финансы Химия Черчение Экология Экономика Электроника

I. Ler e compreender o texto. GLOBALIZAÇÃO






 

GLOBALIZAÇÃO

 

A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração económica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenómeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos económicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transacções financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de actuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.

É tido como início da globalização moderna o fim da Segunda Guerra mundial, e a vontade de impedir que uma monstruosidade como ela ocorresse novamente no futuro, sendo que as nações vitoriosas da guerra e as devastadas potências do eixo chegaram a conclusão que era de suma importância para o futuro da humanidade a criação de mecanismos diplomáticos e comerciais para aproximar cada vez mais as nações uma das outras. Deste consenso nasceu as Nações Unidas, e começou a surgir o conceito de bloco económico pouco após isso com a fundação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço - CECA.

A necessidade de expandir seus mercados levou as nações a aos poucos começarem a se abrir para produtos de outros países, marcando o crescimento da ideologia económica do liberalismo.

Actualmente os grandes beneficiários da globalização são os grandes países emergentes, especialmente o BRIC, com grandes economias de exportação, grande mercado interno e cada vez maior presença mundial. Antes do BRIC, outros países fizeram uso da globalização e economias voltadas a exportação para obter rápido crescimento e chegar ao primeiro mundo, como os tigres asiáticos na década de 1980 e Japão na década de 1970.

A globalização afecta todas as áreas da sociedade, principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta.

A globalização das comunicações tem sua face mais visível na internet, a rede mundial de computadores, possível graças a acordos e protocolos entre diferentes entidades privadas da área de telecomunicações e governos no mundo. Isto permitiu um fluxo de troca de ideias e informações sem critérios na história da humanidade. Se antes uma pessoa estava limitada a imprensa local, agora ela mesma pode se tornar parte da imprensa e observar as tendências do mundo inteiro, tendo apenas como factor de limitação a barreira linguística.

Outra característica da globalização das comunicações é o aumento da universalização do acesso a meios de comunicação, graças ao barateamento dos aparelhos, principalmente celulares e os de infra-estrutura para as operadoras, com aumento da cobertura e incremento geral da qualidade graças a inovação tecnológica. Hoje uma inovação criada no Japão pode aparecer no mercado português ou brasileiro em poucos dias e virar sucesso de mercado. Um exemplo da universalização do acesso a informação pode ser o próprio Brasil, hoje com 42 milhões de telefones instalados, e um aumento ainda maior de número de telefone celular em relação a década de 1980, ultrapassando a barreira de 100 milhões de aparelhos em 2002.

Mas infelizmente este mesmo livre fluxo de informações é tido como uma ameaça para determinados governos ou entidades religiosas com poderes na sociedade, que tem gasto enorme quantidade de recursos para limitar o tipo de informação que seus cidadãos tem acesso.

O acesso instantâneo de tecnologias, principalmente novos medicamentos, novos equipamentos cirúrgicos e técnicas, aumento na produção de alimentos e barateamento no custo dos mesmos, tem causado nas últimas décadas um aumento generalizado da longevidade dos países emergentes e desenvolvidos. De 1981 a 2001, o número de pessoas vivendo com menos de US$1 por dia caiu de 1,5 bilhão de pessoas para 1,1 bilhão, sendo a maior queda da pobreza registrada exactamente nos países mais liberais e abertos a globalização.

Na China, após a flexibilização de sua economia comunista centralmente planejada para uma nova economia socialista de mercado e uma relativa abertura de alguns de seus mercados, a porcentagem de pessoas vivendo com menos de US$2 caiu 50,1%, contra um aumento de 2,2% na África sub-saariana. Na América Latina, houve redução de 22% das pessoas vivendo em pobreza extrema de 1981 até 2002.

Embora alguns estudos sugiram que actualmente a distribuição de renda ou está estável ou está melhorando, sendo que as nações com maior melhora são as que possuem alta liberdade económica pelo Índice de Liberdade Económica, outros estudos mais recentes da ONU indicam que "a 'globalização' e 'liberalização', como motores do crescimento económico e o desenvolvimento dos países, não reduziram as desigualdades e a pobreza nas últimas décadas".

Os efeitos no mercado de trabalho da globalização são evidentes, com a criação da modalidade de transferir as empresas aos países com mão-de-obra mais barata para executar serviços que não precisam de alta qualificação, com a produção distribuída entre vários países, seja para criação de um único produto, onde cada empresa cria uma parte, seja para criação do mesmo produto em vários países para redução de custos e ganhar vantagens competitivas no acesso de mercados regionais.

 

VOCABULÁRIO

Interagir взаимодействовать

Interligar сближать

Mercado saturado насыщенный рынок

Acirrado жесткий

CECA Европейское объединение угля и стали

Países emergentes страны с переходной экономикой

Fluxos de capitais потоки капиталов

Internalização зд. унификация

Cobertura покрытие

Queda da pobreza снижение уровня бедности

Abertura de mercados открытость рынков

Índice de Liberdade Económica индекс экономической свободы

Motor локомотив, движущая сила

Redução de custos сокращение расходов

Ganhar vantagens получать преимущества

 

 

II. Responda às perguntas.

1. É velho o fenómeno de globalização?

2. A que diz respeito o processo da globalização?

3. Quando se iniciou o processo moderno da globalização e por quê?

4. Que países são grandes beneficiários da globalização?

5. Que áreas da sociedade afecta principalmente a globalização?

6. Qual é outra característica da globalização das comunicações?

7. O que passa ultimamente no mercado de trabalho?

 

III. Exercícios de consolidação

1. Dar os equivalentes russos às expressões portuguesas que se dão à continuação:

Aprofundamento da integração, barateamento dos meios de transporte, formar uma aldeia global, expandir seu negócio, vontade de impedir, obter rápido crescimento, permitir o fluxo de ideias e informação, abertura de mercados, motor de crescimento, reduzir a desigualdade, ganhar vantagens competitivas, universalização do acesso, actuar nos mercados distantes e emergentes.

2. Dar os equivalentes portugueses ás expressões russas que se dão à continuação:

Экономически развитые страны, жесткое усиление конкуренции, сближать, расширять свое присутствие на рынках других стран, прийти к мнению, создание дипломатических и торговых механизмов, Европейское объединение угля и стали, затрагивать все сферы жизни общества, уровень развития и степень интеграции стран, следить за тенденциями, происходящими в мире, доступ к приобретениям средств связи, удешевление продукции, новые изобретения, увеличение производства, распределение дохода, сокращение расходов.

3. Completar as frases com as palavras que se dão à continuação:

Áreas, aparecer, custo, desigualdade, processos, produtos, inovação, alimentos, pobreza, integração, emergentes, mercado, liberalização, barateamento, necessidade, sociedade, aumento, aprofundamento,benefícios, exportação, expandir, movimento.

1. A globalização é um dos..........................de..................... politica, social e cultural da sociedade moderna.

2. A ………………… de……………… seus mercados levou as nações a começarem a se abrir para............................. de outros mercados.

3. Actualmente os grandes................................ da globalização são os grandes países.......................... com grandes economias de.........................................

4. A globalização afecta todas as............................. da................................ principalmente comunicação,................................... internacional e...................... de movimento.

5. Hoje uma.............................. criada no Japão pode...................... no..................... português ou brasileiro em poucos...........................

6. O................................ na produção de............................. e.......................... no............... dos mesmos tem causado um aumento da longevidade dos países emergentes e desenvolvidos.

7. Os estudos mais recentes da ONU indicam que a globalização e........................ não reduziram as.............................. e a.................... nas últimas décadas.

IV. Traduzir para o Português.

1. Глобализация – это процесс всемирной экономической, политической и культурной интеграции и унификации.

2. Глобализация – объективный процесс, который охватывает все сферы жизни общества. В результате глобализации мир становиться долее связанным и более зависимым от его субъектов.

3. Глобализация экономики – сложный и противоречивый процесс. С одной стороны она облегчает хозяйственные взаимодействия между государствами, создает условия для доступа к передовым достижениям человечества, обеспечивает экономию ресурсов и стимулирует мировой прогресс.

4. С другой стороны, глобализация несет негативные последствия: потеря своих ресурсов отдельными странами, разорение малого бизнеса, снижения уровня жизни.

5. По мнению некоторых ученых глобализация разрушает промышленность, способствует росту нищеты, тормозит научно-технический прогресс, усугубляет экологическую катастрофу на планете.

 

V. Faça a tradução bilateral.

Вопрос: - Слово "глобализация" все чаще звучит в устах политиков, экономистов, финансистов и ученых. Для одних в этом понятии заключена чуть ли не панацея от всех бед, для других - содержится угроза всему человечеству. Что же такое, на Ваш взгляд, глобализация?

Ответ: - A globalização não é um fenómeno novo. Tem centenas de anos. Foi um processo natural, iniciado no século XV, resultante da superioridade tecnológio. económica registada no Oeste da Europa. Quando os mares até então nunca navegado, como o Atlântico e o Índico, se abriram às caravelas e novos mundos foram descobertos? Os europeus rapidamente tiraram proveito da superioridade técnica, dos veleiros equipados para poderem sobreviver às tempestades e no conhecimento das correntes, ventos e outros acidentes naturais, além de possuírem também melhores canhões, maispoderosos e com maior alcance do que os dos próprios chineses, que conheciam о роder da pólvora muito antes dos europeus. Isso fez toda a diferença, permitindo aos europeus estabelecerem-se onde quer que fosse e quisessem.

Вопрос: - Если процесс глобализации начался так давно, то почему сегодня он вызывает такой протест, волну негодования и насилия?

Ответ: - Porque somos muito mais conscientes. Mesmo nos países mais atrasados, as populações mostram-se mais conscientes quanto àqueles que são mais poderosos, mais ricos, maisdesenvolvidos. Todos estão muito mais atentos às consequências deste processo. Trata-sede um processo que normalmente deveria tornar as pessoas mais felizes, através de umaaprendizagem tecnológica feita pelos países mais atrasados junto daqueles que estão mais avançados. Deveriam, pois, estar felizes. Mas não, sentem-se aborrecidas pelo facto de o resultados desta transferência de conhecimentos tornar os ricos mais ricos e os pobres mais pobres. E isto incomoda-os fortemente. Mesmo quando os pobres conhecem uma melhoria

de vida, vêem uma brecha, um abismo acentuar-se entre si e as sociedades mais avançadas, sentem uma discrepância entre si e os mais desenvolvidos e ricos e isso irrita-os bastante.

Вопрос: - И этот процесс будет продолжаться?

Ответ: - Е um movimento imparável. Vá dizer aos ricos para não construírem mais fábricas aqui, não exportarem tecnologia para ali? É claro que não. Aliás, os países mais pobres são mais beneficiados com a globalização. Ganham mais impostos e investimentos. Porque haveriam de dizer não? Têm todas as vantagens que assim seja. É um movimento imparável. Não conheço nenhum país que o tenha tentado parar com sucesso. Há alguns que têm procurado exercer pressões mas sem resultado. Como historiador, prevejo que a globalização vai continuar.

de vida, vêem uma brecha, um abismo acentuar-se entre si e as sociedades mais avançadas, sentem uma discrepância entre si e os mais desenvolvidos e ricos e isso irrita-os bastante.

Вопрос: - A globalização é o bem ou o mal? É a pergunta que continuam a fazer na África, na América Latina, na Rússia e até na Europa Ocidental.

Ответ: - Если она - абсолютное благо, то почему за последнее десятилетие в 80 странах валовой внутренний продукт на душу населения упал? А этот упадок сопровожда­ется неисчислимыми социальными последствиями в виде нищеты, болезней, безработицы, сокращение продолжительности жизни, увеличение числа неграмотных?

 







Дата добавления: 2015-08-18; просмотров: 342. Нарушение авторских прав; Мы поможем в написании вашей работы!



Композиция из абстрактных геометрических фигур Данная композиция состоит из линий, штриховки, абстрактных геометрических форм...

Важнейшие способы обработки и анализа рядов динамики Не во всех случаях эмпирические данные рядов динамики позволяют определить тенденцию изменения явления во времени...

ТЕОРЕТИЧЕСКАЯ МЕХАНИКА Статика является частью теоретической механики, изучающей условия, при ко­торых тело находится под действием заданной системы сил...

Теория усилителей. Схема Основная масса современных аналоговых и аналого-цифровых электронных устройств выполняется на специализированных микросхемах...

Кишечный шов (Ламбера, Альберта, Шмидена, Матешука) Кишечный шов– это способ соединения кишечной стенки. В основе кишечного шва лежит принцип футлярного строения кишечной стенки...

Принципы резекции желудка по типу Бильрот 1, Бильрот 2; операция Гофмейстера-Финстерера. Гастрэктомия Резекция желудка – удаление части желудка: а) дистальная – удаляют 2/3 желудка б) проксимальная – удаляют 95% желудка. Показания...

Ваготомия. Дренирующие операции Ваготомия – денервация зон желудка, секретирующих соляную кислоту, путем пересечения блуждающих нервов или их ветвей...

Постинъекционные осложнения, оказать необходимую помощь пациенту I.ОСЛОЖНЕНИЕ: Инфильтрат (уплотнение). II.ПРИЗНАКИ ОСЛОЖНЕНИЯ: Уплотнение...

Приготовление дезинфицирующего рабочего раствора хлорамина Задача: рассчитать необходимое количество порошка хлорамина для приготовления 5-ти литров 3% раствора...

Дезинфекция предметов ухода, инструментов однократного и многократного использования   Дезинфекция изделий медицинского назначения проводится с целью уничтожения патогенных и условно-патогенных микроорганизмов - вирусов (в т...

Studopedia.info - Студопедия - 2014-2024 год . (0.008 сек.) русская версия | украинская версия