Студопедия — Consumo e aparência “Glamour” é a nova utopia russa
Студопедия Главная Случайная страница Обратная связь

Разделы: Автомобили Астрономия Биология География Дом и сад Другие языки Другое Информатика История Культура Литература Логика Математика Медицина Металлургия Механика Образование Охрана труда Педагогика Политика Право Психология Религия Риторика Социология Спорт Строительство Технология Туризм Физика Философия Финансы Химия Черчение Экология Экономика Электроника

Consumo e aparência “Glamour” é a nova utopia russa

 

Andar de jeep, exibir um umbigo ornado com um diamante, viver num tal bairro chique, ir a tal discoteca... Da jovem estudante sem dinheiro, que chora ao ler as revistas do social, até ao oligarca, o culto das aparências une a nação russa. E ainda bem...

 

Podemos discutir até à exaustão a definição de “glamour” à russa, mas há uma coisa é certa: se há hoje, na Rússia, uma ideologia que chega às massas, essa ideologia é o “glamour”, [o culto das aparências ]. Quando, no dia em que decorrem eleições em 14 regiões da Rússia, a informação principal é o boato sobre o casamento de Mikhail Prokhorov, o milionário e protagonista habitual dos escândalos [foi detido pela polícia francesa em Courchevel, por suspeita de proxenetismo ], e quando os jornais dão mais destaque ao divórcio de Roman Abramovitch do que à viagem pela Europa do Presidente, é evidente que já não é preciso procurar a “ideologia nacional” que parece faltar-nos desde a queda da URSS.

Já foi encontrada: a sede de consumo e ostentação. Não somos o primeiro país a ser afectado e os nossos estereótipos de “glamour” nada têm de original. Consumimos com o mesmo ardor com o qual há vinte anos absorvíamos as lições de democracia, nos congressos presididos por Mikhail Gorbachov. Um dia, isto vai passar. Mas de momento, está apenas a começar.

Ao contrário de uma ideia feita, o “glamour” não se limita às lantejoulas, às férias em Courchevel e às cuecas fio dental da marca Cavall. O “glamour” é um assunto sério e o escritor Victor Pelevin tem razão ao afirmar, em “Império V”, que na sociedade actual, as ideologias não devem ser escritas “com todas as letras”. Digam o que disserem, os programas dos partidos, quaisquer que sejam as críticas que lhes façam os descontentes pela falta de ideias, a Rússia contemporânea tem realmente uma ideologia, omnipresente - o “glamour” triunfante. A saber: o consumo exagerado e o brilho sumptuoso da ostentação. Por um lado o “glamour” alimenta esse consumo exagerado e por outro lado, dá-lhe um sentido. Do mesmo modo que o marxismo incentivou e deu sentido à nova ordem social instaurada a partir de 1917.

Hoje, o que faz de nós uma nação unida é precisamente esse consumo que se exibe- de Roman Abramovitch, que comprou o seu quarto iate gigante, à estudante sem dinheiro que, nos saldos, compra o seu terceiro “top” ornado de pedrinhas brilhantes. Isto suscita pelo menos duas questões: até que ponto o “glamour” (conta)minou a Rússia? E porquê precisamente nós?

No nosso foro íntimo, todos nós somos agitados pelo “glamour”, quer este se manifeste sob a forma do sonho de possuir um jeep para passear pela cidade, ou se resuma à espera da festa de aniversário do escritório, que devia ser o equivalente urbano do piquenique, mas que infalivelmente inclui o “buffet”, “karaoke” e o inevitável fogo de artifício (pelo menos em Moscovo).

As aspirações dos nossos diferentes grupos sociais limitam-se a querer mais dinheiro para consumir mais. E seria absurdo procurar forças políticas que exprimam os interesses desta ou daquela classe. Na Rússia, a política é sobretudo um meio de ter acesso a vantagens materiais sem passar pelo mercado: apartamento na Ostojenka, casa na Rubliovka, férias da Côte d´Azur. É o “glamour” que explica o motivo porque a Ostojenka é melhor do que a Polianka, a Rubliovka melhor do que a Leningradka, a Côte d’Azur melhor do que a costa basca, e que faz sofrer quando as coisas não correm bem. O “glamour” vai desmoralizar a dona de casa que usar botins com uma saia, porque Ksenia Sobtchak [espécie de Paris Hilton local, filha do antigo presidente da câmara de São Peterburgo, e a figura social mais mediática da Rússia] declarou que era uma saloiada.

Seja como for, qualquer pessoa que se tenha deslocado à Europa Ocidental reconhecerá que este “glamour”, assim tão difundido entre as massas, só se encontra na Rússia. É certo que os italianos possuem essa capacidade descontraída de usar um lenço ao pescoço, por cima de um casaco, mas o lenço não tem que ser forçosamente assinado por Paul Smith. Por seu turno, os franceses são especialistas em divertir-se com qualquer coisa, seja a visita a uma exposição ou a ida às compras, mas também isso nada tem a ver com o consumo para impressionar. Em Londres, quando a estreia de um filme tem lugar num cinema de Leicester Square, vêem-se as limousines da praxe, os tapetes vermelhos, o champanhe e os vestidos Galliano cobertos de pérolas, mas tudo isso é reservado a um pequeno círculo de estrelas. A multidão dos espectadores, na sala, nunca se lembraria de querer vestir Galliano; as pessoas vestem-se na Mad House, onde a “t- shirt” mais cara custa 10 libras (14 euros). No caso da Rússia, os mais pobres gostam das mesmas marcas que os mais ricos. Os primeiro compram contrafacções chinesas nos mercados, enquanto os segundos adquirem os originais numa butique- é só esta a única diferença.

Na minha opinião, o domínio total do “glamour” na Rússia explica-se pelo facto de a sociedade russa ter uma forte tendência para a teatralização da existência, com todo o seu brilho de pacotilha.

A realidade da vida quotidiana russa faz lembrar uma montagem de esquemas mentais pré- fabricados. Na realidade, no papel de classe média, temos uma classe de pessoas de bem, ou de perfeitos tolos, que não perturbamos, porque é o seu trabalho que alimenta toda a gente, e que, na sua maioria, não se insurgem contra as regras tácitas. Há a classe dos que zelam pela ordem, os siloviki (polícias e militares), e os funcionários astutos. Há aqueles a quem tudo é permitido, os chuis. E finalmente, há os tubarões [oligarcas], que pagam o seu tributo aos siloviki [que em troca lhes permitem fazer prosperar os seus negócios].

E aqui, muito daquilo que parece decorrer da misteriosa alma russa torna-se evidente: por que motivo, na Europa Ocidental, as pessoas que querem circular pela cidade compram carros pequenos, enquanto, entre nós, andam em enormes jeeps (haverá coisa mais glamour do que um Range Rover com uma loira ao volante?). Poder-se-ia pensar que temos todos os mesmos problemas de engarrafamentos e de estacionamento, mas na Rússia, o interesse de ter um carro não é o poder deslocar-se, é poder ostentar o seu estatuto social. E evidentemente, a brigada de trânsito não se preocupa com a segurança, mas com o seu próprio prestígio, que afirma mandando parar sem motivo todos os representantes das classes baixas.

Na Rússia, as regras do jogo político estão sempre a mudar. É por isso que o “glamour” é uma necessidade. Uma máscara absoluta. Somos todos ricos, belos e jovens. É a única maneira de não se ficar maluco, ao ver os produtos petrolíferos serem explorados em quantidades inconcebíveis, num país já tão poluído, onde um professor não ganha para consumir as proteínas necessárias e mente, dizendo que não tem outras fontes de rendimento.

Já vivemos tudo isto. O regime anterior equivalente era a URSS de Brejnev, onde, no lugar da ideologia total, reinava o culto dos objectos, e onde se podia matar por um par de “jeans”, ou por um gravador japonês. Há vinte e cinco anos, trabalhava- se duramente para, através de conhecimentos, arranjar roupa e livros que custava três vezes o preço. Hoje, compramos roupas e vamos a discotecas da moda. Ou sonhamos com isso.

Quantos mais Bentley com os volantes incrustados de diamantes houver na Rússia, mais elevada será a taxa de mentira. Se a mentira e o luxo ultrapassarem os limites, teremos o destino da Roma Antiga, cuja civilização caiu por terra face a uma nova religião,

E se a mentira recuar pouco a pouco, substituída pela liberdade e pela igualdade perante a lei, se as regras tácitas passarem a ser escritas, e as regras escritas forem estritamente respeitadas, o “glamour” será expulso pouco a pouco e irá refugiar-se no seu habitat natural- o cinema, a canção, a boémia, e entre os milionários excêntricos do estilo Tchitchvarkine [Evgueni, patrão da empresa de telefones móveis Evroset].

Mas, para já, todas as jovens da Rússia estão condenadas a chorar enquanto lêem revistas nas quais Ksenia Sobchak é apresentada com vestidos alucinantes, que não tapam quase nada, garantindo assim a prosperidade da imprensa do social.

Dmitri Gubin, Ogoniok, Moscovo

 

Vocabulário:

Umbigo: пупок contrafacção: контрафакт

Ornado: украшен adquirir: приобрести

Aparência: внешность pacotilha (de): низкого

Boato: слух качества

Exaustão: утомление

Destacar: выделять esquema: сема, система

Detido: задержан tolo: глупец

Suspeita: подозрение perturbar: расстраивать

Proxenetismo: сутенерство astuto: хитрый, коварный

Queda: распада chui: мент

Sede: жажда tubarão: акула

Ostentação:хвастовство prosperar: процветать

Afectar: грозить circular: передвигаться

Ardor: страсть engarrafamento: пробка

Absorver: захватывать deslocar-se: передвигаться

Lantejoula: металлическое украшение afirmar: утверждать

Cuecas fio dental: стринг maluco: сумасшедший

Omnipresente: вездесущий inconcebível: немыслимый

Instaurar: основывать, восстанавливать poluir: загрязнить

Saldos: распродажи anterior: предыдущий

Suscitar: возникать reinar: оказывать влияние

Pelo menos: тем не менее gravador: магнитофон

Minar: разрушать incrustado: покрытый

Contaminar: заразить taxa: количество

Foro íntimo: в глубине души ultrapassar: выходить из

рамки

Escritório: офис recuar: возвращаться

Urbano: городской substituído: замененный

Infalivelmente: непогрешимо perante: перед, в присутствий

Resumir-se: состояться estritamente: строго

Fogo de artifício: салют expulso: изгнанный

Aspiração: желание refugiar-se: скрываться

Acesso: доступ boémia: богема

Desmoralizar: подрывать дух excêntrico: эксцентричный

Mediático: публичный condenado:обреченный

Saloiо: деревенщина alucinar: очаровать

Difundido: распространенный tapar: закрывать

Descontraído: рассеянный prosperidade: благополучие

Pescoço: шея

Estreia: премьера

Praxe (da): обычай

Coberto: покрытый

Círculo: круг

Brigada de trânsito: португальский ГАИ

Pessoas de bem: достойные, порядочные люди

Fontes de rendimento: доходные источники

Cair por terra: разваливаться

 

Perguntas de compreensão do texto:

1. Quais são do ponto de vista do autor as diferentes formas de “glamour” na Rússia?

2. O que distingue o glamour russo dos glamoures da Europa Ocidental?

3. Comente a afirmação de Viktor Pelevin: “ na sociedade actual, as ideologias não podem ser escritas com todas as letras”.

4. Acha que a ideologia marxista é comparável com a ideologia contemporânea do glamour?

5. Concorda com o autor quando afirma que “ o glamour é a nova ideologia nacional”?

6. Quais são do seu ponto de vista as aspirações das diferentes classes sociais?

7. Acha que a grande maioria da população aspira ao glamour na Rússia?

8. Comente a afirmação do autor: “ o domínio total do glamour na Rússia explica-se pelo facto de o carácter russo ter uma forte tendência para a teatralização da existência, com todo o seu brilho de pacotilha. ”

9. Compare os hábitos de consumo da época de Brejnev com os da nossa época.

10. Qual a influência de figuras mediáticas como Ksenia Sobshak na sociedade russa?

11. Comente: “Quantos mais Bentley com os volantes incrustados de diamantes houver na Rússia, mais elevada será a taxa de mentira. Se a mentira e o luxo ultrapassarem os limites, teremos o destino da Roma Antiga, cuja civilização caiu por terra face a uma nova religião. ”

12. Descreva a política no seu país e a sua relação com o conceito de “glamour”.

13. Considera que o “glamour” é uma forma de mentira? Justifique.

14. Concorda com o autor quando afirma que “ o habitat natural do glamour é o cinema, a canção, a boémia,[...] e o círculo de milionários excêntricos?

15. O que é que une o povo russo, do seu ponto de vista?

6. Porque é que a sociedade é tão afectada pelo glamour?

 

 




<== предыдущая лекция | следующая лекция ==>
Как рассчитываются платежи | С Т А Н Д А Р Т О Р Г А Н И З А Ц И И

Дата добавления: 2015-08-27; просмотров: 259. Нарушение авторских прав; Мы поможем в написании вашей работы!



Композиция из абстрактных геометрических фигур Данная композиция состоит из линий, штриховки, абстрактных геометрических форм...

Важнейшие способы обработки и анализа рядов динамики Не во всех случаях эмпирические данные рядов динамики позволяют определить тенденцию изменения явления во времени...

ТЕОРЕТИЧЕСКАЯ МЕХАНИКА Статика является частью теоретической механики, изучающей условия, при ко­торых тело находится под действием заданной системы сил...

Теория усилителей. Схема Основная масса современных аналоговых и аналого-цифровых электронных устройств выполняется на специализированных микросхемах...

Деятельность сестер милосердия общин Красного Креста ярко проявилась в период Тритоны – интервалы, в которых содержится три тона. К тритонам относятся увеличенная кварта (ув.4) и уменьшенная квинта (ум.5). Их можно построить на ступенях натурального и гармонического мажора и минора.  ...

Понятие о синдроме нарушения бронхиальной проходимости и его клинические проявления Синдром нарушения бронхиальной проходимости (бронхообструктивный синдром) – это патологическое состояние...

Опухоли яичников в детском и подростковом возрасте Опухоли яичников занимают первое место в структуре опухолей половой системы у девочек и встречаются в возрасте 10 – 16 лет и в период полового созревания...

Образование соседних чисел Фрагмент: Программная задача: показать образование числа 4 и числа 3 друг из друга...

Шрифт зодчего Шрифт зодчего состоит из прописных (заглавных), строчных букв и цифр...

Краткая психологическая характеристика возрастных периодов.Первый критический период развития ребенка — период новорожденности Психоаналитики говорят, что это первая травма, которую переживает ребенок, и она настолько сильна, что вся последую­щая жизнь проходит под знаком этой травмы...

Studopedia.info - Студопедия - 2014-2024 год . (0.012 сек.) русская версия | украинская версия