O DINHEIRO
O dinheiro é o meio usado na troca de bens, na forma de moedas ou notas (cédulas), usado na compra de bens, serviços, força de trabalho, divisas estrangeiras ou nas demais transacções financeiras, emitido e controlado pelo governo de cada país, que é o único que tem essa atribuição. É também a unidade contábil. Seu uso pode ser implícito ou explícito, livre ou por coerção. Acredita-se que a origem da palavra remete à moeda portuguesa de mesmo nome (o dinheiro). A emergência do dinheiro não depende de uma autoridade central ou governo. É um fenómeno do mercado; na prática, entretanto, os tipos de moeda mais aceites actualmente são aqueles produzidos e sancionados pelos governos. A maior parte dos países possuem um padrão monetário específico — um dinheiro reconhecido oficialmente, possuindo monopólio sobre sua emissão. Algumas excepções são o euro (usado por diversos países europeus) e o dólar (utilizado em todo mundo). O dinheiro em si é um bem escasso. Muitos itens podem ser usados como dinheiro, desde metais e conchas raras até cigarros ou coisas totalmente artificiais como notas bancárias. Em épocas de escassez de meio circulante, a sociedade procura formas de contornar o problema (dinheiro de emergência), o importante é não perder o poder de troca e compra. Podem substituir o dinheiro governamental: cupons, passes, recibos, cheques, vales, notas comerciais entre outros. Na sociedade ocidental moderna o dinheiro é essencialmente um símbolo – uma abstracção. Actualmente as notas são o tipo mais comum de dinheiro utilizado. No entanto bens como ouro e prata mantêm muitas das características essenciais do dinheiro. O dinheiro é um dos tópicos de estudo centrais na economia e está numa ligação implícita com o campo das finanças. A quantidade de dinheiro numa dada economia directamente afecta fenómenos como a inflação e a taxa de juros. Uma crise monetária pode ter efeitos significativos, particularmente se ela levar a uma falência generalizada tal que resulte na adição de economia de trocas. Características essenciais do dinheiro O dinheiro tem as seguintes características:
Meio de troca Quando um objecto tem seu principal uso como intermediário de trocas—recorre-se a ele para trocar coisas diferentes—tem essa propriedade. Esta característica permite ao dinheiro ser usado como padrão de trocas adiadas, uma ferramenta para saldar débitos. Unidade contábil Quando o valor de um bem é frequentemente usado para comparar ou medir o valor de outros bens, ou quando o valor é utilizado para especificar débitos, então esse bem funciona como unidade contábil. Um débito ou uma dívida não podem servir como unidade contábil porque seu valor é especificado em comparação com alguma referência valorativa externa, alguma outra unidade contábil determinada. Acumular valores Quando um objecto é adquirido primariamente para acumular valores a serem utilizados em negócios futuros, então está servindo para acumular valores. Por exemplo, uma marcenaria pode manter um inventário de madeira que possui um valor de mercado. Da mesma forma pode manter dinheiro em caixa que tem também valor de mercado. Ambos representam uma reserva de valores porque podem ser convertidos em outros bens no futuro. A maioria dos bens não-perecíveis têm essa característica. Muitos bens ou símbolos possuem as três características enumeradas acima, porém apenas o dinheiro possui as três juntas. Além disso, para funcionar bem numa economia o dinheiro deve ter as seguintes características adicionais:
] Formas modernas de dinheiro Quando utilizado anonimamente, o método mais comum de uso do dinheiro é através de cédulas bancárias ou moedas, ou ainda cartões com valor pré-pago. Há também o uso do dinheiro com registro financeiro, também chamado de conta corrente (ou também conta bancária). Nesse caso, os métodos mais comuns são os cheques, cartões de crédito e de débito, e dinheiro digital
VOCABULÁRIO Transacção financeira финансовая операция Emissão de dinheiro денежная эмиссия Unidade contábil средство платежа Meio de troca средство обмена Meio de acumular valores средство накопления Padrão monetário específico виды денежных знаков Possuir monipólio обладать монополией Bem escasso товар с ограниченным ресурсом Perder poder de troca e compra утрачивать покупательную способность Implícito неопределенный Explícito определенный Afectar влиять Crise monetária финансовый кризис Padrão de trocas эквивалент обмена Escassez de meio circulante нехватка оборотных средств Inventários запасы Bens não perecíveis товары длительного хранения Cartão pré-pago кредитная карточка Conta corrente текущий счет Conta bancária банковский счет
II. Responda às perguntas 1. Para que serve o dinheiro? 2. De que depende a emergência do dinheiro? 3. O que possui a maior pate dos países? 4. Que artigos desempenharam o papel do dinheiro? 5. Que fenómenos afecta a quantidade do dinheiro? 6. A que pode levar a crise monetária? 7. Quais são as características essenciais do dinheiro? 8. Que características deve ter o dinheiro para a economia funcionar bem? 9. Além de notas e moedas, que novas formas tem aparecido ultimamente?
III. Exercícios de consolidação 1. Dar os equivalentes russos às expressões portuguesas que se dão à continuação: Troca de bens, divisas estrangeiras, autoridade central, possuir monopólio, algumas excessos, bem escasso, procurar formas de contornar o problema, não perder o poder de troca e compra, uma ligação implícita, intermediário de trocas, acumular valores, reserve de valores, cartões com valor pré-pago, conta corrente. 2. Dar os equivalentes portugueses ás expressões russas que se dão à continuação: Обмен товарами и услугами, рабочая сила, средство обмена, платежа и накопления, иметь монополию на выпуск денег, товар с ограниченным ресурсом, заменять, банкноты и монеты, финансовый кризис, привести к банкротству, инфляция, учетная ставка, инструмент, товары длительного пользования, банковский счет, электронные деньги. 3. Completar as frases com as palavras que se dão à continuação: Saldar, efeitos, prata, economia, servir, reserva, dinheiro, meio, dívida, funcionar, monetário, troca, em, trabalho, ouro, seguintes, não perecíveis, ser, contornar, prata 1. O…………………..é o meio usado na …………… de bens, serviços, força de ………………………………. 2. Em épocas de…………… de …………… circulante, a sociedade procura formas de ………………… o problema. 3. No entanto, bens como …………. e…………… mantém muitas características essenciais do dinheiro. 4. Uma crise………………….. pode ter ………….. significativos. 5. Esta característica permite ao dinheiro …………. usado como padrão de trocas adiadas para…………………. débitos. 6. Um débito ou uma …………………. não podem ……………. como unidade contábil. 7. A maioria dos bens ……………………… representam uma ……………. De valores porque podem ser convertidos…………. outros bens no futuro. 8. Além disso, para………………. bem numa ……………………. o dinheiro deve ter as ……………………….. características adicionais.
IV. Traduzir para o Português. 1. В различных регионах мира в качестве денег использовались разные предметы. В Африке и на островах Океании и у ряда племен Латинской Америки деньгам служили ракушки и жемчужины. 2. Отдельные товары и сегодня выполняют роль денег в специфических условиях: спички, соль и сахар в периоды экономических кризисов, в условиях голода и инфляции продукты длительного хранения могут быть средством накопления. 3. Ценность денег как средство обращения заключается в их покупательной способности. 4. Ценность денег как средство сбережения определяется процентной ставкой. 5. Деньги - специфический товар, который является универсальным эквивалентом стоимости других товаров или услуг. 6. Только государство может осуществлять эмиссию денег. 7. Финансовый кризис является одной из причин разорения предприятий.
V. Faça a tradução bilateral. - Всегда ли существовали деньги, которые мы знали? - A moeda, como hoje a conhecemos, é o resultado de uma longa evolução. No início não havia moeda. Praticava-se o escambo, simples troca de mercadoria por mercadoria, sem equivalência de valor. As mercadorias utilizadas para escambo geralmente se apresentam em estado natural, variando conforme as condições de meio ambiente e as actividades desenvolvidas pelo grupo, correspondendo a necessidades fundamentais de seus membros. Nesta forma de troca, no entanto, ocorrem dificuldades, por não haver uma medida comum de valor entre os elementos a serem permutados. - Когда появились первые денежные знаки? Какие металлы использовались при их чеканке? - Surgem, então, no século VII a. C., as primeiras moedas com características das atuais: são pequenas peças de metal com peso e valor definidos e com a impressão do cunho oficial, isto é, a marca de quem as emitiu e garante o seu valor. São cunhadas na Grécia moedas de prata e, na Lídia, são utilizados pequenos lingotes ovais de uma liga de ouro e prata chamada electro. Os primeiros metais utilizados na cunhagem de moedas foram o ouro e a prata. O emprego destes metais se impôs, não só pela sua raridade, beleza, imunidade à corrosão e valor económico, mas também por antigos costumes religiosos. - Quando surgiu papel-moeda? -Первые бумажные деньги появились в Китае в 910 году нашей эры. Самые ранние в мире выпуски банкнот были осуществлены в Стокгольме в 1661 году. В России первые бумажные деньги (ассигнации) были введены при Екатерине II (1769 г.) в Бразилии в 1810 году. - Какими характеристиками обладают современные банкноты? - Os governos passam a conduzir a emissão de cédulas, controlando as falsificações e garantindo o poder de pagamento. Actualmente quase todos os países possuem seus bancos centrais, encarregados das emissões de cédulas e moedas. A moeda de papel evoluiu quanto à técnica utilizada na sua impressão. Hoje a confecção de cédulas utiliza papel especialmente preparado e diversos processos de impressão que se complementam, dando ao produto final grande margem de segurança e condições de durabilidade.
|