Студопедия — I. Ler e compreender o texto
Студопедия Главная Случайная страница Обратная связь

Разделы: Автомобили Астрономия Биология География Дом и сад Другие языки Другое Информатика История Культура Литература Логика Математика Медицина Металлургия Механика Образование Охрана труда Педагогика Политика Право Психология Религия Риторика Социология Спорт Строительство Технология Туризм Физика Философия Финансы Химия Черчение Экология Экономика Электроника

I. Ler e compreender o texto






 

NOÇÃO DE ECONOMIA

A Economia, ou actividade económica, consiste na produção, distribuição e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego oikos (casa) e nomos (costume ou lei)ou também gerir, administrar: daí "regras da casa" (lar) e "administração da casa"."

É também a ciência social que estuda a actividade económica, através do desenvolvimento da teoria económica, e que tem na administração a sua aplicação. Os modelos e técnicas actualmente usados em economia evoluíram da economia política do final do século XIX, derivado da vontade de usar métodos mais empíricos à semelhança das ciências naturais. Pode representar, em sentido lato, a situação económica de um país ou região; isto é, a sua situação conjuntural (relativamente aos ciclos da economia) ou estrutural.

A economia é geralmente dividida em dois grandes ramos: a microeconomia, que estuda os comportamentos individuais, e a macroeconomia que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais. Actualmente, a economia aplica o seu corpo de conhecimento para análise e gestão dos mais variados tipos de organizações humanas (entidades públicas, empresas privadas, cooperativas etc.) e domínios (internacional, finanças, desenvolvimento dos países, ambiente, mercado de trabalho, cultura, agricultura, etc.).

Outras formas de divisão da disciplina são: a distinção entre economia positiva ("o que é", que tenta explicar o comportamento ou fenómeno económico observado) e economia normativa ("o que deveria ser", frequentemente relacionado com políticas públicas); a distinção entre economia ortodoxa, aquela que lida com o nexo "racionalidade-individualismo-equilíbrio", e a economia heterodoxa, que pode ser definida por um nexo "instituições-história-estrutura social".

Macroeconomia (do grego: μακρύ-ς /ma΄kri-s/ grande, amplo, largo e οικονομία /ikono΄mia/ lei ou administração do lar) é uma das divisões da ciência económica dedicada ao estudo, medida e observação de uma economia regional ou nacional como um todo. A macroeconomia é um dos dois pilares do estudo da economia, sendo o outro a microeconomia. O estudo macroeconómico surgiu como forma de oposição ao sistema mercantilista vigente na Europa, este movimento foi chamado por Keynes de Revolução Clássica. Os dois dogmas mercantilistas atacados pelos clássicos eram, o metalismo (a crença de que a riqueza e o poder de uma nação estava no acúmulo de metais preciosos), e a crença na necessidade de intervenção estatal para direccionar o desenvolvimento do sistema capitalista. O primeiro trabalho clássico foi A riqueza das nações, 1776 de Adam Smith, sendo considerado a partir desta publicação o início ciência económica. O termo macroeconomia teve origem na década de 1930 a partir da Grande Depressão iniciada em 1929, onde foram intensificadas a urgência dos estudo das questões macroeconómicas, sendo a primeira grande obra literária macroeconómica o livro Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, do economista britânico John Maynard Keynes, dando origem a Revolução Keynesiana que se opôs à ortodoxia da Economia Clássica.

A macroeconomia concentra-se no estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendências (a partir de processos macroeconómicos) da economia no que concerne principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços, e ao comércio exterior. Os objectivos da macroeconomia são principalmente: o crescimento da produção e consumo, o pleno emprego, a estabilidade de preços, o controle inflacionário e uma balança comercial favorável.

Um conceito fundamental à macroeconomia é o de sistema económico, ou seja, uma organização que envolva recursos produtivos.

A estrutura macroeconómica se compõe de cinco mercados:

 

• Mercado de Bens e Serviços: determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.

• Mercado de Trabalho: admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.

• Mercado Monetário: analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.

• Mercado de Títulos: analisa os agentes económicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.

• Mercado de Divisas: depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.

Principais conceitos:

  • Balança de pagamentos
  • Taxa de câmbio
  • Banco central
  • Inflação
  • Moeda
  • Poder de compra
  • Política monetária
  • Produto interno bruto
  • Política fiscal

A Microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins. Os desdobramentos lógicos desse problema levam ao estudo do comportamento económico individual de consumidores, e firmas bem como a distribuição da produção e rendimento entre eles. A Microeconomia é considerada a base da moderna teoria económica, estudando suas relações fundamentais.

As famílias são consideradas fornecedores de trabalho e capital, e demandantes de bens de consumo. As firmas são consideradas demandantes de trabalho e factores de produção e fornecedoras de produtos.

Os consumidores maximizam a utilidade a partir de um orçamento determinado. As firmas maximizam lucro a partir de custos e receitas possíveis.

A microeconomia procura analisar o mercado e outros tipos de mecanismos que estabelecem preços relativos entre os produtos e serviços, alocando de modos alternativos os recursos dos quais dispõe determinados indivíduos organizados numa sociedade.

A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos factores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo. Divide-se em:

  • Teoria do Consumidor: Estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda.
  • Teoria da Firma: Estuda a estrutura económica de organizações cujo objectivo é maximizar lucros. Organizações que para isso compram factores de produção e vendem o produto desses factores de produção para os consumidores. Estuda estruturas de mercado tanto competitivas quanto monopolisticas. A partir dessa teoria se determina a curva de oferta.
  • Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação de factores adquiridos pela empresa em produtos finais para a venda no mercado. Estuda as relações entre as variações dos factores de produção e suas consequência no produto final. Determina as curvas de custo, que são utilizadas pelas firmas para determinar o volume óptimo de oferta.

A Microeconomia explica também as práticas de mercado, sendo estas divididas em: Monopólio, Monopsonio, Oligopólio, Oligopsonio, Concorrência Perfeita e Concorrência Monopolística.

 

VOCABULÁRIO

 

Produção производство

Distribuição распределение

Consumo потребление

Administração управление

Economia positiva позитивная экономическая теория

Economia normativa нормативная экономическая теория

Economia ordodoxa ортодоксальная (классическая) модель экономики

Economia heterodoxa гетеродоксальная модель экономики

Sistema mercantilista меркантилизм

 

Grande Depressão Великая депрессия

Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda общая теория занятости, процента и денег

Controle inflacionário контроль за инфляцией

Balança comercial favorável положительный торговый баланс

Fornecedor поставщик, продавец

Demandante потребитель, покупатель

Lucro прибыль

Custo расходы, стоимость

 

Receita доход

Gerar o preço устанавливать цену

No sentido lato в широком смысле

Situação conjuntural состояние экономики в определенной фазе

экономического цикла

Situação estrutural структурное состояние экономики

Comportamento Функционирование, поведение

 

II. Responda às perguntas

1. O que estuda a economia como a ciência?

2. Como é dividida geralmente a economia?

3. Que outras formas de economia conhece?

4. Quais são os princípios básicos da microeconomia e da macroeconomia?

5. De que mercados se compõe a estrutura macroeconómica?

6. Como são considerados as famílias a as firmas?

7. Que tipos de mercados analisa a microeconomia?

 

II. Exercícios de consolidação

1. Dar os equivalentes russos às expressões portuguesas que se dão à continuação:

Actividade económica, ciência social, ciclos da economia, distinção, dedicada ao estudo, medida e observação, dogma mercantilista, a riqueza das nações, o estudo do campartamento agregado, geração da renda, os objectivos da microeconomia, balança comercial favorável, balança de pagamentos, produto interno bruto, consumidor, determinar a curva de demanda.

 

2. Dar os equivalentes portugueses ás expressões russas que se dão à continuação:

Управление, экономическая наука, изучать и наблюдать, вмешательство государства, Великая депрессия, поведение цен, рост производства и потребления, положительный торговый баланс, рынок товаров и услуг, денежный рынок, рынок ценных бумаг, валютный ранок, обменный курс, покупательная способность, распределение, теория поведения потребителя, факторы производства, кривая предложения.

 

3. Completar as frases com as palavras que se dão à continuação:

Maximizar, entre, século, satisfazer, microeconomia, designar, regem, espaço, serviços, bens, distribuição, actividade, directamente, referir, tempo, condições, relações, produção, necessidades, preços.

2. Foi só no ………………. XVI que a expressão Economia Política passou a ……………….. fenómenos ligados a …………. e ……………… da riqueza.

2. Quando falamos na ……………… económica, estejamos a …………… a vida social organizada na produção de ……………… materiais com as ……………. sociais que ……….. a distribuição desse bens ……….. grupos humanos

3. Todos nós utilizamos bens para ……………….. as nossas ………………….

4. ……………. de consumo são, assim, aqueles que satisfazem ……………. uma necessidade.

5. As ……………. de produção são variáveis no …………. e no……………….

6. O objectivo de uma firma comercial é ……………….. lucros.

7. A ……………………….. procura analisar o mercado e outros tipos de mecanismos que estabelecem ………..relativos entre os produtos e.....................

 

III. Traduzir para o Português.

1. Экономика – хозяйственная деятельность общества, а также совокупность отношений, складывающихся в системе производства, распределения, обмена и потребления.

 

2. Главная функция экономики состоит в том, чтобы постоянно создавать такие блага, которые необходимы для жизнедеятельности людей и без которых общество не может развиваться.

 

3. Экономика помогает удовлетворять потребности человека в условиях ограниченных ресурсов.

 

4. Основателем современной макроэкономической теории считается Джон Мейнард Кейнс, после того как в 1936 году он выпустил свою книгу «Общая теория занятости, процента и денег».

 

5. Изучаемые макроэкономикой проблемы являются общими для экономики в целом.

 

6. Макроэкономическими проблемами можно назвать: экономический рост, экономический цикл, безработица, общий уровень цен, денежное обращение, ставки процента, государственный бюджет, торговый баланс.

 

7. Микроэкономика занимается исследованием следующих направлений: проблемы потребителя, проблемы производителя, рыночное равновесие и структура рынка, как формируются цены на товары и услуги

 

IV. Faça a tradução bilateral.

Вопрос: Что изучает микроэкономика и макроэкономика?

Ответ: Microeconomia, ou teoria dos preços, analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos. Assim, enquanto a Macroeconomia enfoca o comportamento da Economia como um todo, considerando variáveis globais como consumo agregado, renda nacional e investimentos globais, a análise microeconômica preocupa-se com a formação de preços de bens e serviços (por exemplo, soja, automóveis) e de factores de produção (salários, aluguéis, lucros) em mercados específicos.

Вопрос: Como é o grau do desenvolvimento da marcoeconomia nos dias de hoje?

Ответ: Макроэкономика как наука зародилась относительно недавно. Несмотря на это, развиваются все новые и новые макроэкономические идеи, объясняющие поведение экономики, причины, по которым стоит или нет использовать ту или иную экономическую политику для её развития, разницу между долгосрочным и краткосрочным периодами в экономике и другие факторы.

 







Дата добавления: 2015-08-18; просмотров: 350. Нарушение авторских прав; Мы поможем в написании вашей работы!



Важнейшие способы обработки и анализа рядов динамики Не во всех случаях эмпирические данные рядов динамики позволяют определить тенденцию изменения явления во времени...

ТЕОРЕТИЧЕСКАЯ МЕХАНИКА Статика является частью теоретической механики, изучающей условия, при ко­торых тело находится под действием заданной системы сил...

Теория усилителей. Схема Основная масса современных аналоговых и аналого-цифровых электронных устройств выполняется на специализированных микросхемах...

Логические цифровые микросхемы Более сложные элементы цифровой схемотехники (триггеры, мультиплексоры, декодеры и т.д.) не имеют...

Билиодигестивные анастомозы Показания для наложения билиодигестивных анастомозов: 1. нарушения проходимости терминального отдела холедоха при доброкачественной патологии (стенозы и стриктуры холедоха) 2. опухоли большого дуоденального сосочка...

Сосудистый шов (ручной Карреля, механический шов). Операции при ранениях крупных сосудов 1912 г., Каррель – впервые предложил методику сосудистого шва. Сосудистый шов применяется для восстановления магистрального кровотока при лечении...

Трамадол (Маброн, Плазадол, Трамал, Трамалин) Групповая принадлежность · Наркотический анальгетик со смешанным механизмом действия, агонист опиоидных рецепторов...

Законы Генри, Дальтона, Сеченова. Применение этих законов при лечении кессонной болезни, лечении в барокамере и исследовании электролитного состава крови Закон Генри: Количество газа, растворенного при данной температуре в определенном объеме жидкости, при равновесии прямо пропорциональны давлению газа...

Ганглиоблокаторы. Классификация. Механизм действия. Фармакодинамика. Применение.Побочные эфффекты Никотинчувствительные холинорецепторы (н-холинорецепторы) в основном локализованы на постсинаптических мембранах в синапсах скелетной мускулатуры...

Шов первичный, первично отсроченный, вторичный (показания) В зависимости от времени и условий наложения выделяют швы: 1) первичные...

Studopedia.info - Студопедия - 2014-2024 год . (0.01 сек.) русская версия | украинская версия