Студопедия — I. Ler e comprrender o texto
Студопедия Главная Случайная страница Обратная связь

Разделы: Автомобили Астрономия Биология География Дом и сад Другие языки Другое Информатика История Культура Литература Логика Математика Медицина Металлургия Механика Образование Охрана труда Педагогика Политика Право Психология Религия Риторика Социология Спорт Строительство Технология Туризм Физика Философия Финансы Химия Черчение Экология Экономика Электроника

I. Ler e comprrender o texto






União Europeia

 

A União Europeia (UE), anteriormente designada por Comunidade Económica Europeia (CEE) e Comunidade Europeia (CE), é uma união supranacional económica e política de 27 Estados-membros, estabelecida após a assinatura do Tratado de Maastricht, a 7 de Fevereiro de 1992, pelos doze primeiros países da antiga CEE, uma das três Comunidades Europeias.

A União Europeia é uma formação de um novo tipo de união entre Estados pertencentes à Europa. Enquanto instituição, passou a dispor de personalidade jurídica após o início da vigência do Tratado de Lisboa. Possui competências próprias, tais como a Política Agrícola Comum, as pescas, entre outros. Estas competências são partilhadas com todos os Estados-membros da União Europeia. Trata-se de uma organização que combina o nível supranacional e o nível institucional num campo geográfico restrito com o papel político próprio sobre os seus Estados-membros.

O Tratado de Paris, assinado em 1951, estabeleceu a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, e os Tratados de Roma, assinados em 1957, instituindo a Comunidade Económica Europeia e a Comunidade Europeia da Energia Atómica ou EURATOM, foram assinados por seis membros fundadores: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Depois disto, a UE levou a cabo seis alargamentos sucessivos: em 1973, Dinamarca, Irlanda e Reino Unido; em 1981, Grécia; em 1986, Portugal e Espanha; em 1995, Áustria, Finlândia e Suécia; a 1 de maio de 2004, República Checa, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta e Polónia; a 1 de Janeiro de 2007, Bulgária e Roménia.

Em 1972 e 1994, a Noruega assinou também tratados de adesão à União Europeia. No entanto, nas duas ocasiões, através de referendos, a população norueguesa rejeitou a adesão do seu país. À população helvética foi também proposta a adesão do país à União, mas foi rejeitada através de referendo popular em 2001.

A Croácia, a Turquia, a República da Macedónia e a Islândia são os Estados candidatos à adesão à UE. As negociações com os três primeiros países iniciaram-se oficialmente em Outubro de 2005 mas ainda não há uma data de adesão definida - o processo pode estender-se por vários anos, sobretudo no que concerne à Turquia, contra a qual há forte oposição da França e da Áustria. Quanto à Islândia, formalizou em Julho de 2009 a sua candidatura, e caso as negociações sejam bem sucedidas realizar-se-á um referendo para que a adesão se possa efectivar. A primeira-ministra Jóhanna Sigurðardóttir é uma das principais vozes favoráveis à integração na UE, que se seguirá à pior crise orçamental da história do país.

Após o final da Segunda Guerra Mundial, caminhou-se para a integração europeia, que era vista por muitos como uma fuga das formas extremas de nacionalismo, que tinha devastado o continente. Tal tentativa para unir os europeus foi a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) que, embora tendo o objectivo modesto do controlo centralizado das indústrias do carvão e do aço dos seus Estados-membros, foi declarada como sendo "uma primeira etapa para federação da Europa". Os autores e os apoiantes da Comunidade incluíam Jean Monnet, Robert Schuman, Paul-Henri Spaak e Alcide de Gasperi. Os membros fundadores da Comunidade foram a Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Países Baixos e Alemanha Ocidental.

Em 1957, estes seis países assinaram o Tratado de Roma, que prorrogou o período de cooperação no âmbito da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço e criou a Comunidade Económica Europeia (CEE), que institui a união aduaneira e a EURATOM, para a cooperação no desenvolvimento de energia nuclear. Em 1967, o Tratado de fusão criou um único conjunto de instituições das três comunidades, que foram referidos colectivamente como Comunidades Europeias (CE), embora geralmente apenas como Comunidade Europeia.

Em 1973, a Comunidade Europeia é alargada de forma a incluir a Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido. A Noruega tinha negociado também a sua entrada ao mesmo tempo que esses países, mas os eleitores noruegueses rejeitaram a adesão em referendo e assim permaneceu fora da Comunidade. Em 1979, realizaram-se as primeiras eleições democráticas para o Parlamento Europeu.

A Grécia aderiu em 1981, e Espanha e Portugal em 1986. Em 1985, o Acordo de Schengen abriu caminho para a criação de uma Europa sem fronteiras, permitindo que os cidadãos se desloquem sem necessidade de apresentar passaportes na maioria dos Estados-membros e de alguns Estados não-membros. Em 1986, a bandeira europeia começou a ser utilizada pela Comunidade e o Acto Único Europeu foi assinado.

Em 1990, após a queda do Cortina de Ferro, a antiga Alemanha Oriental tornou-se parte da Comunidade, como parte da recém-unida Alemanha. Com o alargamento para a Europa Central e Oriental na ordem do dia, os critérios de Copenhaga para os Estados candidatos à adesão à União Europeia foram acordados.

A União Europeia foi formalmente criada quando o Tratado de Maastricht entrou em vigor a 1 de Novembro de 1993, e, em 1995, a Áustria, Suécia e Finlândia juntaram-se à recém-criada União Europeia. Em 2002, o euro tornou-se na moeda nacional em doze dos Estados-membros. Desde então, o euro passou a englobar dezasseis países, com a Eslováquia a aderir à Zona Euro a 1 de Janeiro de 2009. Em 2004, a UE viu o seu maior alargamento, até à data, quando Malta, Chipre, Eslovénia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa, Eslováquia e Hungria aderiram à União Europeia.

A 1 de Janeiro de 2007, Roménia e Bulgária tornaram-se nos mais novos membros da UE e a Eslovénia adoptou o euro. Em Dezembro de 2007, os líderes europeus assinaram o Tratado de Lisboa, que se destina a substituir a falhada Constituição Europeia, que nunca entrou em vigor depois de ter sido rejeitada pelos eleitores franceses e holandeses. No entanto, a incerteza sobre o futuro do Tratado de Lisboa, resultou na sua rejeição pelos eleitores irlandeses, em Junho de 2008. A 17 de Julho de 2009, o Parlamento da Islândia concordou em pedir formalmente a adesão à UE, iniciando conversações para um acordo a ser submetido a referendo aos eleitores islandeses. A 23 de Julho de 2009, o Ministro dos Negócios Estrangeiros islandês apresentou, formalmente, o pedido de adesão da Islândia ao seu homólogo sueco (a Suécia assumiu a Presidência da UE nesse mês). A 2 de outubro de 2009, os eleitores irlandeses aprovaram o Tratado de Lisboa. Com a aprovação final pela República Checa, a 3 de Novembro de 2009, a União Europeia concluiu a ratificação do Tratado de Lisboa, entrando em vigor a 1 de Dezembro de 2009.

A 22 de Dezembro de 2009, a Sérvia apresentou a candidatura oficial de adesão à União Europeia.

 

VOCABULÁRIO Supranacional наднациональный Vigência вступление в силу Competências полномочия Combinar сочетать Aderir присоединяться Adesão присоединение Alargar расширяться Alargamento расширение Estender-se растянуться (во времени) Crise orçamental бюджетный (финансовый) кризис União aduaneira таможенный союз Rejeitar отклонить Aprovar одобрить Estados-membros страны члены Estado não-membros страны, не входящие в ………. Cortina de ferro железный занавес Antigo бывший Entrar em vigor вступить в силу Adoptar принять Ratificação ратификация Acervo comunitário приверженность к целям ЕС II. Responda às perguntas 1.O que é a União Europeia? 2.Quando foram dados os primeiros passos à integração europeia e porquê? 3.Quais são as etapas de alargamento da UE? 4.A que favoreceu a assinatura do Acordo de Schengen? 5.Quando foi finalmente criada a UE? 6. Como se caracteriza a primeira década do século XXI? 7. Por que falhou a Constituição Europeia?   III. Exercícios de consolidação 1. Dar os equivalentes russos às expressões portuguesas que se dão à continuação: União supranacional, assinatura do Tratado de Maastricht, vigência do Tratado de Lisboa, membros fundadores, tratado de adesão, alargamentos sucessivos, no entanto, referendo popular, fuga das formas extremas de nacionalismo, prorrogar o período de cooperação, rejeitar a adesão, queda da Cortina de Ferro, tornar-se na moeda nacional, aprovar o Acordo de Schengen, abrir caminho. 2. Dar os equivalentes portugueses às expressões russas que se dão à continuação: ЕЭС, иметь собственные полномочия, сочетать наднациональные и институциональные принципы, подписать договор о присоединении, процесс принятия может растянуться на годы, прежде всего это касается, попытка объединить европейцев, в рамках европейского объединения угля и стали, расширение, стать новыми членами Евросоюза, премьер-министр (ж.р.), присоединиться к зоне евро, сотрудничество в области ядерной энергетики, падение железного занавеса. 3. Completar os espaços vagos com as palavras que se dão à continuação: Concorrência, verdade, mínimo, situação, aderentes, financiar, proximidade, oferta, esmagadora, serviços, alargamento, reforma, privilegiar, procura, crescimento, recuperação, investimento, diversificação, factos, concorrer, lado. A.............................. dos mercados, o ambiente muito favorável ao............................ Directo Estrangeiro, as ajudas financeiras que irão receber da União para....................... a sua................................... económica, são factores que os ajudarão a aumentar e melhorar a............................ dos aderentes em bens nos mercados europeus. Portugal encontra-se na situação em que tem que........................................ com os............................... em quase todos os sectores onde tem assentado o seu........................ económico. Por outro......................., o processo de aproximação aos mercados europeus que Portugal prossegue desde os anos 70, levou a que a................................. maioria do comércio externo português se realiza exactamente com esses mercados. Isto significa que estamos numa............................ em que a................................... é fundamental. A.......................... de novos mercados e a diversidade da oferta nacional, ou no.............................., a melhoria da qualidade da oferta nacional em bens e............................, é sem dúvida o caminho que devemos.................................... Na............................, a economia portuguesa, em grande medida, sempre foi confrontada com estes.......................... O que o....................................... traz de especial é a maior intensidade da..................................., e em consequência, a urgência em enveredarmos por uma................................... da nossa indústria.     IV. Traduzir para o Português 1. Европейский союз (Евросоюз, ЕС) — экономическое и политическое объединение 27 европейских государств. Нацеленный на региональную интеграцию, Союз был юридически закреплён Маастрихтским договором в 1993 году на принципах Европейских сообществ. 2. ЕС — международное образование, сочетающее признаки международной организации (межгосударственность) и государства (надгосударственность). 3. Первый шаг в сторону создания современного Евросоюза был сделан в 1951: ФРГ, Бельгия, Нидерланды, Люксембург, Франция, Италия подписали договор об учреждении Европейского объединения угля и стали, целью которого стало объединение европейских ресурсов по производству стали и угля, в силу данный договор вступил с июля 1952 года. 4.Важнейшей экономической целью ЕС является образование тесного союза народов Европы посредством создания пространства без внутренних границ, в котором обеспечивается свободное перемещение товаров, лиц, услуг и капиталов. 5. В начале XXI века Европейский Союз вступил в новый этап преобразований, цель которых - сделать эту организацию более демократической и способной эффективно функционировать в условиях, когда в ее состав будут входить около тридцати государств-членов. 6. Для вступления в Европейский союз страна-кандидат должна соответствовать Копенгагенским критериям, которые требуют, чтобы в государстве соблюдались демократические принципы, принципы свободы и уважения прав человека, а также принцип правового государства. Также в стране должна присутствовать конкурентоспособная рыночная экономика, и должны признаваться общие правила и стандарты ЕС, включая приверженность целям политического, экономического и валютного союза.    
    V. Faça a tradução bilateral  
  Что такое Европейский Союз и каковы его цели?
   

A União Europeia é uma parceria económica e política entre 27 países de todas as partes do continente. Os principais objectivos são promover o livre comércio e a livre circulação de pessoas entre os seus países-membros, além de assegurar a manutenção da segurança e da democracia. Em suas origens, a UE tinha como uma de suas missões colocar um ponto final às frequentes guerras entre os países da Europa.

Qual é a moeda da União Européia? Quais países a adotam?

A moeda oficial da UE é o euro, adoptado por 15 dos 27 países-membros da organização: Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Portugal, Chipre e Malta. Os dois últimos adoptaram a moeda em Janeiro de 2008. O euro foi usado pela primeira vez em Janeiro de 1999, somente para transacções comerciais e financeiras. Em Janeiro de 2002, com a entrada de 80 bilhões de moedas e notas em circulação, o euro se torna a moeda comum a todos os cidadãos da UE. Mas seu surgimento remonta a 1972, com a criação do mecanismo das taxas de câmbio (MTC), que visa limitar as margens de flutuação entre as moedas dos países da CEE. As notas e moedas de euro são idênticas em todos os países, mas cada país cunha as próprias moedas, com uma face comum e outra nacional, específica. Alguns países, apesar de não compor a zona do euro, têm hotéis, lojas e restaurantes que aceitam a moeda, como forma de oferecer facilidade ao turista. A cotação do euro, como a de qualquer moeda, varia. Em Novembro de 2008, um euro valia 2,7 reais.

Каким критериям должна соответствовать страна-кандидат для вступления в Евросоюз?

Para aderir à União Europeia, um país deve cumprir três critérios formulados pelo Conselho de Copenhаga em 1993. São eles:
critério político: existência de instituições estáveis que garantam a democracia, • estado de direito, os direitos do homem, o respeito pelas minorias e a sua protecção;
o critério económico: ter uma economia de mercado que funcione efectivamente e capacidade de fazer face às forças de mercado e à concorrência da UE;
o critério do acervo comunitário: capacidade para assumir as obrigações decorrentes da adesão, incluindo a adesão aos objectivos de união política, económica e monetária.

 







Дата добавления: 2015-08-27; просмотров: 292. Нарушение авторских прав; Мы поможем в написании вашей работы!



Композиция из абстрактных геометрических фигур Данная композиция состоит из линий, штриховки, абстрактных геометрических форм...

Важнейшие способы обработки и анализа рядов динамики Не во всех случаях эмпирические данные рядов динамики позволяют определить тенденцию изменения явления во времени...

ТЕОРЕТИЧЕСКАЯ МЕХАНИКА Статика является частью теоретической механики, изучающей условия, при ко­торых тело находится под действием заданной системы сил...

Теория усилителей. Схема Основная масса современных аналоговых и аналого-цифровых электронных устройств выполняется на специализированных микросхемах...

Весы настольные циферблатные Весы настольные циферблатные РН-10Ц13 (рис.3.1) выпускаются с наибольшими пределами взвешивания 2...

Хронометражно-табличная методика определения суточного расхода энергии студента Цель: познакомиться с хронометражно-табличным методом опреде­ления суточного расхода энергии...

ОЧАГОВЫЕ ТЕНИ В ЛЕГКОМ Очаговыми легочными инфильтратами проявляют себя различные по этиологии заболевания, в основе которых лежит бронхо-нодулярный процесс, который при рентгенологическом исследовании дает очагового характера тень, размерами не более 1 см в диаметре...

Методика исследования периферических лимфатических узлов. Исследование периферических лимфатических узлов производится с помощью осмотра и пальпации...

Роль органов чувств в ориентировке слепых Процесс ориентации протекает на основе совместной, интегративной деятельности сохранных анализаторов, каждый из которых при определенных объективных условиях может выступать как ведущий...

Лечебно-охранительный режим, его элементы и значение.   Терапевтическое воздействие на пациента подразумевает не только использование всех видов лечения, но и применение лечебно-охранительного режима – соблюдение условий поведения, способствующих выздоровлению...

Studopedia.info - Студопедия - 2014-2024 год . (0.009 сек.) русская версия | украинская версия