Студопедия — Os maiores problemas ambientais da atualidade
Студопедия Главная Случайная страница Обратная связь

Разделы: Автомобили Астрономия Биология География Дом и сад Другие языки Другое Информатика История Культура Литература Логика Математика Медицина Металлургия Механика Образование Охрана труда Педагогика Политика Право Психология Религия Риторика Социология Спорт Строительство Технология Туризм Физика Философия Финансы Химия Черчение Экология Экономика Электроника

Os maiores problemas ambientais da atualidade






Nunca se falou tanto em preservação ambiental como nos dias de hoje. A preocupação com o meio ambiente tomou conta dos meios de comunicação, das escolas e até mesmo das indústrias. Mas, apesar de todo o embate, a natureza ainda está sofrendo grandes desgastes por causa da ação do homem, e os efeitos desse desgaste já podem ser sentidos no nosso dia a dia.

Inundações, secas, catástrofes naturais, falta de alimento e de combustível são apenas algumas das conseqüências que já começam a ser sentidas – e a previsão de cientistas e pesquisadores é que este cenário piore.

Para inverter este quadro, é preciso uma ação coletiva intensa e imediata. E, para que isso ocorra, é preciso compreender quais são os maiores problemas ambientais da atualidade e comoeles afetam nosso cotidiano.

São vários os problemas apontados por organizações ambientais como World Wide Fund (WWF) e Greenpeace, e mesmo por órgãos governamentais, como a Organização das Nações Unidas (ONU). Porém, alguns são apontados como mais urgentes ou mais alarmantes. Na lista dos principais problemas ambientais da atualidade estão questões como aquecimento global, desmatamento e extinção de espécies, diminuição dos recursos hídricos, consumo e lixo.

O aquecimento global é um fenômeno causado pela retenção de calor acima do nível considerado normal pela atmosfera, sem que ele se dissipe adequadamente – algo semelhante com a ação de tampar uma panela para manter a comida quente.

 

Esse fenômeno acontece por causa de uma elevação nos níveis de dióxido de carbono na atmosfera, que aumentam por causa da queima de combustível fóssil, além do crescimento progressivo na emissão de gases e outros produtos químicos produzidos pelo homem durante os últimos cem anos. Isso alterou as características da atmosfera, fazendo com que o calor ficasse concentrado como numa estufa – de onde vem o nome “efeito estufa”.

O aquecimento global pode trazer conseqüências graves para todo o planeta – incluindo plantas, animais e seres humanos. A retenção de calor na superfície terrestre pode influenciar fortemente o regime de chuvas e secas em várias partes do planeta, afetando plantações e florestas.

Algumas florestas podem sofrer processo de desertificação, enquanto plantações podem ser destruídas por alagamentos. O resultado disso é o movimento migratório de animais e seres humanos, escassez de comida, aumento do risco de extinção de várias espécies animais e vegetais, e aumento do número de mortes por desnutrição.

Outro grande risco do aquecimento global é o derretimento das placas de gelo da Antártica. Esse derretimento já vem acontecendo há milhares de anos, por um lento processo natural. Mas a ação do homem e o efeito estufa aceleraram o processo e o tornaram imprevisível.

A calota de gelo ocidental da Antártida está derretendo a uma velocidade de 250 quilômetros cúbicos por ano, elevando o nível dos oceanos em 0,2 milímetros a cada 12 meses. O degelo desta calota pode fazer os oceanos subirem até 4,9 metros, cobrindo vastas áreas litorâneas pelo mundo e ilhas inteiras. Os resultados também são escassez de comida, disseminação de doenças e mortes.

Apesar de preocupante, o aquecimento global não é irreversível. Há muitas ações que podem ser colocadas em prática pelos governos e pela população em geral para amenizar seus efeitos e até mesmo fazer regredir seu desenvolvimento. Uma das principais ações recomendadas pelos cientistas e pesquisadores é a redução da emissão de gases de efeitos estufa.

Para tanto, recomenda-se diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (biodíesel) e etanol, e outras fontes de energia não-poluentes (como solar, eólica, etc.).

Além disso, recomenda-se aumentar o sistema de coleta seletiva e reciclagem, recuperar o gás metano nos aterros sanitários, e não praticar desmatamento ou queimadas. Aliás, o plantio de árvores é uma das formas que melhor contribuem para diminuir o aquecimento global, pois o reflorestamento é capaz de neutralizar as emissões de carbono, um dos grandes vilões do aquecimento global.

Com o aumento da população e com a expansão das cidades e das indústrias, o lixo acabou se tornando um dos grandes problemas atuais. A maioria dos lixões e aterros sanitários no mundo está ou saturada, ou muito próxima de seu limite.

O acúmulo do lixo em lixões e aterros (regulares ou não) e seu contato com as condições climáticas – sol e chuva – acaba produzindo o chorume, um líquido escuro e altamente tóxico que polui a água do lençol freático, e o metano (CH4), um gás ainda mais prejudicial à atmosfera que o próprio dióxido de carbono (CO2), considerado o grande vilão do efeito estufa.

Além disso, representa um grande risco para a saúde humana, já que propicia a manifestação de várias doenças como cólera, cisticercose, disenteria e giardíase.

A situação ainda piora, pois o lixo acumulado é o ambiente adequado para a proliferação de insetos e roedores, como baratas, mosquitos e ratos, que são vetores comuns de doenças como febre amarela, dengue e leptospirose.

A reciclagem é uma solução comum e viável para resolver o problema do lixo. A maioria dos materiais despejados em lixões pode ser reaproveitada. A técnica, além de diminuir a quantidade de lixo nas cidades, também tem vantagens sociais e econômicas, como geração de emprego e criação de indústrias de reciclagem.

O lixo também pode ser reaproveitado para se converter em energia. E a energia, hoje tão cara e sob a ameaça de escassear num futuro bem próximo, poderia ter uma fonte de abastecimento inesgotável – e ecologicamente correta.

A energia via lixo pode iluminar casas, ativar indústrias e mover carros. Isso também se refletiria positivamente na economia, não apenas com o corte de gastos que esta fonte de energia traria, mas com os recursos que captaria.

O aproveitamento de resíduos é considerado uma alternativa viável para substituir combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás), sendo uma boa opção para a redução da emissão de gases poluentes que provocam o efeito estufa.

 

 

VOCABULÁRIO

Preservação ambiental сохранение окружающей среды

Desgaste истощение

Aquecimento global глобальное потепление

Desmatamento обезлесивание

Dióxido de carbono углекислый газ

Combustível fóssil минеральное топливо

Emissão de gases выброс газов

Efeito estufa парниковый эффект

Afectar зд. наносить вред

Desertificação опустынивание, дезартификация

Alargamento вырубка

Extinção исчезновение

Desnutrição недоедание

Disseminação распространение

Irreversível необратимый

Amenizar os efeitos уменьшить последствия

Energia não-poluente альтернативные источники энергии

Reciclagem переработка

Reflorestamento восстановление лесов

Lixão мусорная свалка

Aterro мусорный полигон

Roedor грызун

Reaproveitar вторичное использование

Inesgotável неисчерпаемый

Predatório хищнический

 

 

II. Responde ás perguntas.

1. Por que os problemas ambientais adquiriram uma importância especial nos dias de hoje?

2. Qual é a causa do aquecimento global no planeta? A que se deve este fenómeno?

3. Em que radica a desertificação?

4. O que pode provocar o desselo da calota da Antárctica?

5. É irreversível o aquecimento global? Que medidas podem ser tomadas para amenizar seus efeitos?

6. O que é o efeito estufa?

7. Como se pode resolver o problema com o lixo?

8. A que favorece o aproveitamento de resíduos?

 

III. Exercícios de consolidação.

1. Dar os equivalentes russos às expressões portuguesas que se dão à continuação:

Meio ambiente, falta de alimento, afectar, desmatamento e extinção de espécies, emissão de gases, regime de chuvas, derretimento de placas de gelo, áreas litorâneas, redução da emissão de gases, plantio de árvores, representar um grande risco, reaproveitar o lixo, reflectir positivamente na economia, provocar o efeito estufa.

2. Dar os equivalentes portugueses às expressões russas que se dão à continuação:

Наводнение, засуха, прогнозы ученых, глобальное потепление, истощение водных ресурсов, повышение концентрации углекислого газа, вызывать изменения в составе атмосферы, вырубка лесов, нехватка продовольствия, затопить прибрежные районы, распространение болезней, уменьшить выброс газов, биотопливо, переработка мусора, заменить минеральное топливо.

3. Completar os espaços vagos com as palavras que se dão à continuação:

Desenvolvimento, bosque, desaparecer, pele, recursos, consequências, vegetal, exploração, florestas, isso, lugar, colapso, predatória, cobertura, comercialização, passar, expansão, tráfico, planeta, extinção, destruição.

A................................. comercial dos......................... materiais está levando a natureza a um.................................. Florestas inteiras são derrubadas para a................................... de madeira ou queimadas para que se dê......................... a pastos para gado, ou mesmo pela simples............................ das cidades.
Os animais, através da caça................................ para comercialização de sua................. e carne, do................................ ilegal, ou por causa da.................................. de seu habitat, também correm grande risco de desaparecerem.
Some-se a........................ a mineração e a indústria poluente e o resultado é a....................... de espécies animais e vegetais – muitas já desapareceram, e um número igualmente grande está em vias de............................ E o planeta todo, especialmente os seres humanos, já está sentindo as............................................
As florestas e............................. restantes no......................... todo possuem apenas uma pequena parcela de sua............................. original. Nos países em..................................., principalmente asiáticos como a China, quase toda a cobertura................................ foi explorada. Estados Unidos e Rússia também destruirão suas............................. com o passar do..............................

IV. Faça a tradução bilateral.

Когда впервые возникло понятие переработки отходов?

Reciclagem é o processo industrial ou artesanal, de reaproveitamento de matéria-prima, roupas, alimentos ou qualquer outro recurso material que possa ser novamente utilizado, seja ele transformado ou recuperado para o uso. Caso não fossem reaproveitados, esses materiais iriam para o lixo, muitas vezes causando sérios problemas ambientais. A palavra reciclagem surgiu internacionalmente no final da Década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando.

Как и где можно использовать сырье, полученное из переработанных от отходов?

Na teoria, a reciclagem deveria ser o contínuo recuso de materiais para o mesmo propósito, mas na prática a reciclagem estende o tempo de vida de um material. Por exemplo, no papel reciclado, as fibras diminuem, tornando-o inutilizável para certos tipos de uso. Uma garrafa PET pode ser transformada em fios que mais tarde serão utilizados na confecção de roupas. Ou seja a reciclagem tanto prolonga a vida de materiais para o uso em um mesmo contexto, quanto proporciona novos tipos de utilização de um mesmo material. A grosso modo, grande parte do lixo que é gerado, no campo ou nas cidades, pode ser reciclado e voltar novamente para a cadeia de consumo e uso.

A exploração comercial dos recursos materiais está levando a natureza a um colapso. Florestas inteiras são derrubadas para a comercialização de madeira ou queimadas para que se dê lugar a pastos para gado, ou mesmo pela simples expansão das cidades. Que poderia dizer sobre o impacto de desmatamento no ecossistema?

Процесс уничтожения лесов приводит как к локальным, так и глобальным географическим и климатическим изменениям. Обезлесение способствует глобальному потеплению и часто называется одним из главных причин усиления парникового эффекта. Уничтожение тропических лесов отвечает примерно за 20 % парниковых газов. Следует отметить, что влажные тропические леса являются наиболее богатыми экосистемами на планете (в них проживают до 80% известных видов), поэтому основной эффект от обезлесения заключается в уменьшении биологического разнообразия.

V. Traduzir para o Português.

1. Хищническая эксплуатация природных и водных ресурсов приводит к их истощению. Нехватка продовольствия вызывает недоедание и голод в ряде развивающихся и экономически отсталых странах, истощение водных ресурсов является причиной распространения опасных болезней.

2. Основными экологическими проблемами современности являются: глобальное потепление, обезлесивание, исчезновение отдельных видов форы и фауны. По прогнозам ученых, данные явления могут стать необратимыми, если не принять срочные меры по защите окружающей среды.

3. Значительные выбросы в атмосферу углекислого газа является основной причиной парникового эффекта, что приводит к климатическим изменениям на нашей планете.

4. Таяние антарктических льдов может вызвать повышение уровня мирового океана, что в свою очередь приведет к исчезновению многих островов и ряда стран, находящихся в прибрежной зоне.

5. Переработка мусора имеет большое экономическое, экологическое и социальное значение. Строительство фабрики по переработке отходов создают рабочие места. Вторичное использование отходов позволяет более рационально использовать природные ресурсы.

6. Использование альтернативных источников энергии способствует общему улучшению экологии на Земле.

 

 







Дата добавления: 2015-08-27; просмотров: 448. Нарушение авторских прав; Мы поможем в написании вашей работы!



Композиция из абстрактных геометрических фигур Данная композиция состоит из линий, штриховки, абстрактных геометрических форм...

Важнейшие способы обработки и анализа рядов динамики Не во всех случаях эмпирические данные рядов динамики позволяют определить тенденцию изменения явления во времени...

ТЕОРЕТИЧЕСКАЯ МЕХАНИКА Статика является частью теоретической механики, изучающей условия, при ко­торых тело находится под действием заданной системы сил...

Теория усилителей. Схема Основная масса современных аналоговых и аналого-цифровых электронных устройств выполняется на специализированных микросхемах...

Трамадол (Маброн, Плазадол, Трамал, Трамалин) Групповая принадлежность · Наркотический анальгетик со смешанным механизмом действия, агонист опиоидных рецепторов...

Мелоксикам (Мовалис) Групповая принадлежность · Нестероидное противовоспалительное средство, преимущественно селективный обратимый ингибитор циклооксигеназы (ЦОГ-2)...

Менадиона натрия бисульфит (Викасол) Групповая принадлежность •Синтетический аналог витамина K, жирорастворимый, коагулянт...

Патристика и схоластика как этап в средневековой философии Основной задачей теологии является толкование Священного писания, доказательство существования Бога и формулировка догматов Церкви...

Основные симптомы при заболеваниях органов кровообращения При болезнях органов кровообращения больные могут предъявлять различные жалобы: боли в области сердца и за грудиной, одышка, сердцебиение, перебои в сердце, удушье, отеки, цианоз головная боль, увеличение печени, слабость...

Вопрос 1. Коллективные средства защиты: вентиляция, освещение, защита от шума и вибрации Коллективные средства защиты: вентиляция, освещение, защита от шума и вибрации К коллективным средствам защиты относятся: вентиляция, отопление, освещение, защита от шума и вибрации...

Studopedia.info - Студопедия - 2014-2024 год . (0.008 сек.) русская версия | украинская версия